Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Testemunhas de Jeová assinalam 60º aniversário das deportações em massa para a Sibéria

     São Petersburgo, Rússia — Durante a primeira semana de abril de 1951, milhares de homens, mulheres e crianças, foram expulsos de suas casas no oeste da União Soviética e deportados para a Sibéria "para um exílio permanente", tal como foi estipulado em decreto secreto do Conselho de Ministros da União Soviética. A única razão para as deportações em massa foi a religião dos cidadãos soviéticos: os cidadãos eram Testemunhas de Jeová, que eram contra a ideologia oficial do Estado naquele tempo.
     Muitas das cinco mil famílias de Testemunhas deportadas para a Sibéria foram levadas para barracas militares. No entanto, algumas delas, junto com os seus filhos, foram deixadas ao ar livre, nas florestas desoladas onde tiveram que cavar o solo congelado para fazer abrigos rudimentares de sobrevivência. Durante muitos anos, estas Testemunhas tiveram de suportar frio, fome e trabalhos forçados. Até o final dos anos 1980, muitos desses exilados foram condenados a prisões e a campos de trabalho por estudarem a Bíblia e pregarem aos seus vizinhos. O Dr. NS Gordienko, professor da Universidade Herzen, em São Petersburgo, descreveu em seu livro acerca do decreto soviético que foi posto em prática. Ele escreveu: "Os resultados foram exatamente o oposto do que era esperado, pois eles queriam enfraquecer a organização das Testemunhas de Jeová na URSS, mas na verdade eles só ficaram reforçados. Em novos desenvolvimentos de acordo com os quais ninguém tinha ouvido falar da sua confissão religiosa, as Testemunhas de Jeová "infetaram" os locais por onde passaram com a sua fé e a sua lealdade a ela."
     No início de 1990, as Testemunhas deportadas sentiram o prazer de ver a sua reputação limpa, recebida através de documentos oficiais segundo os quais eles não foram "inimigos da nação", mas vítimas inocentes. Durante uma recente celebração desse dia, quando os russos lembraram aqueles que foram oprimidos sob o regime soviético, o presidente russo, Dmitri Medvedev resolutamente condenou tais ações, dizendo: "Não há nenhuma desculpa para a repressão." Entretanto, em fevereiro de 2010, as Testemunhas de Jeová viram-se obrigadas a abordar os seus vizinhos com um tratado especial, intitulado Poderá Voltar a Acontecer? Uma pergunta dirigida aos cidadãos da Rússia. Porquê? "As agências governamentais lançaram uma campanha de perseguição por toda a Rússia com o objetivo de restringir os nossos direitos e liberdades", afirma Vasily Kalin, presidente da Mesa do Centro Administrativo das Testemunhas de Jeová na Rússia. Ele acrescenta: "Desta vez trata-se de uma má aplicação da legislação russa anti-extremismo usada como principal instrumento de repressão. Nós fomos estado a orar para que as autoridades russas não repitam seus trágicos erros e percebam que as Testemunhas de Jeová fazem mais do que apenas manter a paz, mas também definem um belo exemplo de demonstração de respeito e simpatia para com aqueles que não compartilham as suas crenças ou convicções."
Contactos:Na Rússia: Grigory Martynov, Telefone: +7 812 702 2691Na Bélgica: Associação Europeia das Testemunhas Cristãs de Jeová, telefone: +32 2 782 0015Nos EUA: J. R. Brown, telefone: +1 718 560 5600