Powered By Blogger

terça-feira, 10 de abril de 2012

[Reportagem] TV ZOOM - Série Fé/Testemunhas de Jeová


Série Fé – Testemunhas de Jeová


    Um povo de mais de 740 mil seguidores, que consideram homens e mulheres ministros de Deus. As Testemunhas de Jeová trabalham de porta em porta evangelizando.
    Eles acreditam em Deus e dão a Ele o nome de Jeová. Muitos estudiosos crêem que a palavra Jeová é uma derivação aportuguesada da língua hebraica. O nascimento da religião data de 1870, quando o americano Charles Russell e alguns amigos formaram um pequeno grupo de estudo da bíblia, nos Estados Unidos. Com o fim de divulgar as ideias sobre o que considerava ser a verdade bíblica em contraste com a de outras ordens religiosas, Russell começou a publicar a revista “A Sentinela”. Com objetivo de ter uma divulgação maior da publicação, ele fundou a sociedade Torre de Vigia de Bíblias. Estava formado o principal instrumento legal do grupo religioso que, posteriormente, viria a ficar conhecido como Testemunhas de Jeová.
    A revista “A Sentinela”, impressa desde julho de 1879, tem uma tiragem quinzenal de mais de 42 milhões de exemplares e é distribuída em 194 idiomas. Junto com ela, a publicação “Despertai” também é outro importante meio de divulgação das testemunhas de Jeová. Os parques gráficos das produções são gigantescos. No mundo, eles já somam mais de sete milhões de pessoas que estão presentes em 236 países. No Brasil, a pregação organizada começou em 1920 com oito marinheiros brasileiros recém-chegados dos Estados Unidos.
    742 mil brasileiros são testemunhas de Jeová. As reuniões semanais acontecem em prédios que são chamados de salões do reino. Nova Friburgo possui 7 salões. Dentro desses locais, acontecem estudos bíblicos que chegam a reunir centenas de adeptos da religião, mas a pregação religiosa não é feita lá. Batendo de porta em porta, indo de casa em casa, as testemunhas de Jeová vão evangelizando novos fiéis. Carlos é um desses missionários. Ele conta como é a receptividade das pessoas.
    Todas as testemunhas de Jeová são incentivadas a serem aplicados estudantes da bíblia. A deles ganhou um novo nome: Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras. Segundo a religião, todos nós, homens ou mulheres, somos ministros de Deus, ordenados no dia do batismo. Os veteranos são chamados de anciãos.
    Outra particularidade das testemunhas de Jeová é a recusa em aceitar a transfusão de sangue em qualquer situação. Opinião que gera muita polêmica.
    A religião messiânica será a próxima retratada na série fé.