Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de março de 2011

História de Amor e Superação

Uma história de (muita) superação

Surdos, Aline e Júlio cresceram juntos e na adolescência cada um foi cuidar de sua vida, mas o reencontro foi inevitável assim como o destino dos dois no altar

Agência BOM DIA
     A história de Júlio César Couto, Nagatoma, 29 anos, e Aline Munique Jácomo Nagatoma, 25, é diferente desde os narradores. As mães dos dois são as contadoras dessa história de amor que, isenta de palavras, superou-se em emoção.
     Júlio e Aline nasceram surdos e, portanto, não desenvolveram a fala. Os dois se conheceram ainda crianças, na escola onde ela estudava. Ele tinha 14 anos e ela 10. O amor foi à primeira vista e deixou preocupada a mãe de Aline, Antônia Almeida Pereira, 53. “Ela era muito nova. Ele já queria namorar e eu não deixei. Ele me dizia, desde aquela época, que amava ela”.
     Como não podiam namorar, os dois viraram grandes amigos. Júlio passou a frequentar a casa de Aline e, desde então, eles criaram um laço que duraria por toda a vida.
     Juntos, eles dividiram as  dificuldades que a deficiência impõe e tiveram que superar grandes barreiras para garantir que tivessem uma vida normal, como conta a mãe de Aline.
     “Ela passou por muitas dificuldades na vida. Há 16 anos, ninguém aceitava as diferenças. Nós sempre procuramos entender o mundo dela”.
     Assim, os dois estudaram, aprenderam, superaram desafios. Hoje, trabalham no mesmo local e desempenham a mesma função: analista de sistemas.
     “Desde pequeno, nós buscamos tratar o Júlio como a pessoa normal que ele é. Ele sempre estudou, praticou atividades. Hoje, ele trabalha, dirige, viaja, faz tudo o que quer”, conta Juvelena Couto Nagatomo, 51.
      A história de amor, no entanto, teria momentos de idas e vindas. Depois de alguns anos de amizade, a família de Aline percebeu que o assunto entre os dois era sério. Ela e Júlio começaram a namorar, porém uma escolha religiosa colocaria o amor dos dois à prova.
     Aline escolheu seguir a religião Testemunha de Jeová. Júlio, que não conhecia a igreja, decidiu que não seguiria o mesmo caminho e se afastou. “Eles tentaram construir a vida separados. Ela teve outro namorado, ficou até noiva, mas ele não esquecia ela”, conta Antônia.
     Na época em que Aline namorou outra pessoa, Júlio sofreu muito e decidiu que faria de tudo para estar novamente ao lado dela. Quando o relacionamento terminou, ele procurou a mãe de Aline.
     “Ele me perguntou: ‘Como eu faço para conquistar o coração dela?’ E eu já logo soube responder: Segue o mesmo caminho que ela”.
     Júlio, então entrou para a mesma igreja de Aline e, de uma vez por todas, provou o quanto amava Aline.
     Logo, os dois ficaram noivos e começaram os preparativos para o grande dia, que foi em 4 de dezembro, na comunidade São João, com cerimônia e festa.
     Para a mãe de Aline, foi a realização de um sonho: “Foi lindo! Tudo como a gente imaginou. Para mim, é uma alegria ver minha filha feliz e realizada”.
     Agora, os dois tem grandes planos para o futuro. Pretendem construir a casa própria, fazer uma faculdade e, acima de tudo, ser ainda mais realizados.

Aline e Júlio na festa do casamento que alegrou as famílias de ambos: agora vida a dois


Foto: Divulgação/Paulo Valderrmas