Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ameaças à liberdade religiosa aumentam no Uzbequistão

     Um cristão protestante foi multado em cerca de 1400 euros, o equivalente a sete anos de ordenado mínimo naquele país, por possuir um DVD sobre a vida de Jesus, dobrado em Uzbeque

     Murat Jalalov foi alvo de uma rusga policial em finais de Setembro que descobriu esse disco e mais 74 DVD, alguns com filmes cristãos. Todo o material foi confiscado, juntamente com o seu passaport. Num julgamento sumário o juiz condenou Jalalov por violar o artigo 184-2 do Código de Ofensas Administrativas, que sanciona o “armazenamento ilegal, produção, importação e distribuição de material religioso”. Segundo a acusação, o facto de um dos DVD estar na língua local implica que poderia ser usado para proselitismo, o que é proibido no Uzbequistão.

     O caso de Murat Jalalov é paradigmático de um país, e toda uma região, onde a liberdade religiosa não existe.

     Outro grupo particularmente atingido, neste Estado de maioria islâmica, são os Testemunhas de Jeová. Elementos desta confissão adiantaram ao Forum 18, uma organização norueguesa que monitoriza atropelamentos à liberdade religiosa naquela zona do mundo, que só em 2010 mais de 100 dos seus fiéis receberam multas por actividades religiosas, um aumento em relação aos últimos anos.