Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mais de 50 Testemunhas de Jeová são presas na Rússia por participar em um protesto público (EN)


     Por cerca de 150.000 voluntários para fora cerca de 12 milhões de panfletos batendo a perseguição das Testemunhas de Jeová, culpado de rejeição ao serviço militar e hostilidade em relação aos outros grupos religiosos. Por seu lado, as Testemunhas dizem que a história está se repetindo com um retorno ao estilo soviético perseguição.
     Moscovo (AsiaNews / Agências) – Entre o final de fevereiro e início de março, a polícia russa prendeu pelo menos 50 Testemunhas de Jeová, por distribuir panfletos que descrevem como a liberdade religiosa é limitada. Eles são especialmente crítico da maneira como suas comunidades estão sendo perseguidos, rotulados extremistas e criminosos para recusar o alistamento militar.
     Em 26 de fevereiro, órgão nacional do grupo, lançou uma campanha de sensibilização para a violência sobre as Testemunhas de Jeová encontram em muitas repúblicas da Federação Russa. O evento reuniu cerca de 150.000 voluntários nas ruas de Moscou, Rostov, Sverdlovsk, Nizhny Novgorod, Novosibirsk, Krasnodar, e Volgogrado. Os manifestantes distribuíram panfletos no transporte ferroviário, bem como estações de metrô e em pontos de ônibus. Intitulado “A história está se repetindo? Uma pergunta para os russos “, o quatro-flyer página amplamente citado em discursos o presidente Dmitry Medvedev, na qual o líder russo condena a repressão política baseada na religião. Distribuído, no montante de 12 milhões de exemplares, o folheto se que a reabilitação pós-soviética das Testemunhas de Jeová tinha “virou pó”.
     Quinze anos atrás, veterano de muitas Testemunhas de Jeová receberam um certificado especial “de reabilitação.” Agora, as mesmas pessoas, os certificados em seu bolso, estão sendo cobrados como “extremistas”, forçados a viver na clandestinidade.
     De acordo com Lev Levinson, diretor do Instituto para os Direitos Humanos, a perseguição atual é o subproduto de uma interpretação perversa das leis anti-extremismo.
Como um grupo religioso, Testemunhas de Jeová são acusados de serem uma seita “, de ser hostil às outras Igrejas, de rejeitar serviço militar, isto apesar do fato que a Constituição da Rússia permite a um serviço civil alternativo.
     Em sua defesa, as Testemunhas de Jeová dizem que eles estão sendo obrigados a organizar a sua campanha, porque vários tribunais na Rússia proibiram suas publicações e proibiu a sua actividade (ver “Tribunal em Rostov proíbe as Testemunhas de Jeová para ser extremistas religiosos”, em
AsiaNews, 17 de setembro de 2009 , e “Tribunal condena Altai Testemunhas de Jeová por” extremismo “, em AsiaNews, 5 de Outubro de 2009)
     Antes disso, tinham voltado para o Presidente Medvedev pedindo justiça (ver “Testemunhas de Jeová escreva para Medvedev, diga-lhe que são perseguidos, como nos tempos soviéticos”, em
AsiaNews, 13 de Novembro de 2009), mas agora deve tentar mover a opinião pública.
     Na sequência do último incidente, as Testemunhas de Jeová foram interrogados após a sua detenção, os seus folhetos apreendidos. A maioria deles acabaram sendo liberados depois de algumas horas.