Powered By Blogger

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Casas erguidas pelos Testemunhas de Jeová

Famílias começam a se mudar para casas doadas pelas Testemunhas de Jeová

     Os deslizamentos de terra registrados no Vale do Itajaí no final de 2008 soterraram para sempre os planos que Sarita Schmitt sonhava ao lado do marido, que foi uma das muitas vítimas fatais registradas na cidade de Blumenau.

     Depois de morar mais de um ano de aluguel, Sarita pôde novamente voltar a sonhar com uma vida digna. A simpática senhora foi uma das doze contempladas com as moradias construídas pelas Testemunhas de Jeová na localidade do Paraíso dos Pôneis, em Gaspar. "Essa casa é linda, nunca tive uma casa assim, estou muito feliz", conta a senhora, que reside no local com a filha e uma neta.
  
     Das doze moradias erguidas em sistema de mutirão pelos voluntários Testemunhas de Jeová, apenas duas já estão sendo habitadas. As demais ainda precisam que a energia elétrica seja liberada para que as famílias possam fazer suas mudanças.

     As casas foram oficialmente entregues no último sábado, no próprio conjunto residencial.
    Paulo Roberto Cabral ainda não fez sua mudança, mas nesta semana trabalhou fazendo alguns ajustes finais na moradia de três quartos que ganhou dos religiosos. Paulo vai morar no local com os quatro filhos e a esposa. "Estamos muito contentes. Sofremos muito com a perda de nossa casa na tragédia e recebemos pouca ajuda. Estávamos morando de favor e agora teremos nossa casa", conta o senhor.


     As doze moradias são de dois e três quartos, têm 45 a 60 metros quadrados, respectivamente, e são formadas por sala, cozinha, banheiro social, e dois ou três quartos. Todas foram entregues com os acabamentos prontos, incluindo box de blindez nos banheiros.
Iniciada em 1º de outubro de 2009, a obra foi executada com recursos da própria organização, mantida por donativos voluntários de mais de 100 mil congregações distribuídas em 236 países.

     A construção foi executada exclusivamente com mão-de-obra voluntária de Testemunhas locais, bem como uma equipe de profissionais enviados pela sede das Testemunhas de Jeová no Brasil.
     O eletricista Antônio Erondi da Silva foi um dos muitos voluntários que ajudou na construção das casas. "Fizemos tudo dentro dos padrões exigidos, obedecemos todas as determinações do projeto e da planta da construção. Tudo foi muito bem feito para dar dignidade a estas famílias", explica o voluntário, que nesta semana estava dando os retoques finais ao conjunto habitacional.



     Doze famílias de Testemunhas de Jeová de Blumenau, que perderam sua moradia na tragédia de novembro de 2008, recebem, neste sábado, dia 9, a chave de suas novas casas. A entrega ocorre às 15h no próprio conjunto residencial, localizado na rua Paraíso dos Pôneis, nº 420, município de Gaspar.
     A ação faz parte do trabalho de ajuda humanitária dirigido a seus membros e realizado internacionalmente pela organização religiosa das Testemunhas de Jeová em época de catástrofes.
     Iniciada em 1º de outubro de 2009, a obra foi executada com recursos da própria organização, mantida por donativos voluntários de mais de 100 mil congregações distribuídas em 236 países.
     A construção foi executada exclusivamente com mão-de-obra voluntária de Testemunhas locais, bem como uma equipe de profissionais enviados pela sede das Testemunhas de Jeová no Brasil. No total, foram construídas 12 residências de alvenaria num terreno de 3 mil metros quadrados. As casas variam de 45 a 60 metros quadrados e são formadas por sala, cozinha, banheiro social, dois ou três quartos.
     Desde março de 2009, deu-se início um programa de reformas e reconstrução de moradias para ajudar famílias de Testemunhas prejudicadas com a tragédia de 2008 no Vale do Itajaí. No total, cerca de 50 famílias foram beneficiadas com reforma parcial ou construção da casa, aquisição de móveis e eletrodomésticos.




Sobre as Testemunhas de Jeová
     Formada por cerca de sete milhões de membros distribuídos em 236 países, a organização das Testemunhas de Jeová é uma fraternidade de voluntários empenhados na realização de um trabalho bíblico educativo internacional.
     Anualmente, seus membros gastam mais de 1 bilhão de horas dando aulas por meio de estudos bíblicos gratuitos em lares de família, visitas de casa em casa e distribuição de publicações bíblicas em mais de 300 idiomas, inclusive braile e linguagem de sinais. O objetivo dessa organização sem fins lucrativos é fornecer orientação prática proveniente da Bíblia a fim de proporcionar mais qualidade de vida, espiritualidade e felicidade às famílias.
Paralelo ao trabalho educativo executado, as Testemunhas de Jeová também prestam ajuda humanitária em períodos de calamidade. Como fraternidade mundial, entendem que é dever cristão prestar auxílio a todos, principalmente a seus irmãos na fé, e cooperar com as autoridades públicas estabelecidas. Durante a tragédia que atingiu Blumenau em novembro de 2008, esse espírito solidário ficou evidente com a atuação local de Testemunhas de Jeová de todo o País para o atendimento de seus fiéis e comunidade em geral.




Ajuda humanitária prestada pós-tragédia nov. 2008:
- 10 toneladas de alimentos
- 8 mil litros de água potável
- 6 toneladas de produtos de limpeza
- 31 mil peças de roupa
- 750 voluntários
- 1.180 pessoas atendidas em 10 dias